top of page

EVENTO

A reflexão linguística e metalinguística assume um papel essencial na formação de educadores de infância e de professores do Ensino Básico, com implicações na sua futura prática educativa. Tal reflexão pressupõe conhecimentos científicos sólidos, tendo em vista o desenvolvimento adequado das suas competências comunicativa e pedagógica e a construção de práticas consequentes e produtivas.

A confluência de conhecimentos científicos e competências pedagógicas suporta uma atuação coerente, que envolve o domínio dos conteúdos e temáticas a abordar, bem como a definição e seleção de estratégias e recursos didáticos adequados ao desenvolvimento linguístico e à realidade sociolinguística, desde os anos mais precoces de formação.

Neste sentido, o I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico tem como objetivos promover a reflexão sobre as práticas formativas de educadores e professores do Ensino Básico, mas também contribuir para a formação contínua e continuada destes agentes educativos.

Estes objetivos gerais suportam a definição das linhas temáticas gerais do evento, bem como dos temas específicos dos simpósios propostos. É também nossa intenção ter, em cada edição, uma área de interface convidada: no I ENFL é a Matemática. Assim, incentivamos todos os investigadores, os professores e outros agentes educativos a submeter propostas de trabalho que espelhem abordagens que articulem o Português e a Matemática.

O Encontro obteve creditação como Curso de Formação correspondente a 12 horas, destinado aos Grupos de Recrutamento dos seguintes Níveis e Ciclos de Ensino: Educação Pré-Escolar, 1.º CEB e 2.º CEB.                     Saber mais

bottom of page